Aliadas ao atraso da requalificação da Circunvalação, a fuga às portagens e as avarias constantes da ponte móvel de Leça da Palmeira transformaram a mobilidade em Matosinhos num desafio. Se a isso somarmos a possibilidade de a A28 ganhar uma nova portagem, o cenário transforma-se num pesadelo.
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Para a melhoria na circulação do concelho, resta a esperança no aumento da oferta de transporte público, que tem vindo a ser anunciado. Caso disso é a promessa do regresso de passageiros à linha ferroviária de Leixões e uma nova ligação de metro entre a Senhora da Hora e o Hospital de S. João, no Porto.
Mas com "expressões muito diferentes dos outros municípios", motivadas pela existência do Porto de Leixões e de parte do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Matosinhos insere-se até num cenário de "hipermobilidade".
A isto, acresce "o conjunto de redes de infraestruturas rodoviárias de grande capacidade" que, observa Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, "foram cortando o próprio território de forma muito acentuada ao longo das décadas".
Para a especialista, uma melhoria da mobilidade no concelho, perante a falta de continuidade da rede de metro, passa por introduzir um sistema de transporte público que consiga complementar essa operação: um metrobus.
O objetivo é que, "passando por todos os sítios por onde passa o metro", esse serviço de transporte "irrigue o interior de Matosinhos e o litoral norte", explica Paula Teles.
"Há muita gente hoje a viver em Lavra e Perafita, que é confrontada com esta dificuldade de chegar ao Porto. Mesmo quem está do lado de Leça da Palmeira. Penso que esse é o grande problema", refere.
No entanto, há "uma falha muito grande" que, para a especialista, "é incompreensível": o atraso na requalificação da Estrada da Circunvalação.
parque verde
Paula Teles, que trabalhou durante dez anos na Câmara de Matosinhos como técnica superior com funções na Divisão de Trânsito e Mobilidade, considera que aquela estrada nacional é uma "barreira que não deixa penetrar nenhuma mobilidade que não seja o automóvel".
"Alguns sítios são até as curvas e as retas da morte, onde há atropelamentos e acidentes nos mesmos sítios todos os dias em que chove. Parece que a Circunvalação não é de ninguém, mas é de todos. É inacreditável termos municípios tão próximos como o Porto e Matosinhos e eles estarem tão longe um do outro, quando as pessoas não querem saber da fronteira para nada", afirma a especialista.
Considerando que resolver o problema da Circunvalação deveria ser "a prioridade política", Paula Teles apresenta uma solução: "criando uma grande infraestrutura - um parque verde linear -, e face às alterações climáticas e à necessidade de descarbonização, criava-se uma via para cada sentido, com metrobus (um transporte amigo do ambiente) em todo o centro do corredor, que percorria toda a Circunvalação simultaneamente com uma grande pista ciclável".
Como poderá melhorar a circulação no concelho de Matosinhos? Quais são as propostas?
Luísa Salgueiro - PS
"Com epicentro no novo Terminal Intermodal de Leixões, a construir, onde toda a rede de transportes coletivos rodoviária se cruza, emergem as novas soluções como o regresso de passageiros à Linha Ferroviária de Leixões, a expansão do Metro do Porto entre a Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta, a nova linha de BRT [metrobus] de Leça da Palmeira e a nova ligação ferroviária entre o Aeroporto e Lisboa."
José Pedro Rodrigues - CDU
"Eliminar as portagens nas ex-scut para retirar tráfego da rede municipal. Alargar a A28 entre Leça e a Rotunda AEP. Construir uma nova ligação entre Matosinhos e Leça da Palmeira. Abrir a linha de Leixões a passageiros.
Melhorar a frota de transportes. Criar linha de metrobus, ligando o Aeroporto, Leça e Matosinhos. Criar serviço municipal de partilha de bicicletas elétricas e 150 km de percursos cicláveis."
Bruno Pereira - PSD
"Temos que ser mais estratégicos e diversificar. Apostar em soluções dinâmicas e inovadoras na mobilidade e transportes públicos, reduzindo o impacto ambiental, como a expansão do metro e aproveitar a rede ferroviária existente em articulação com a rede de autocarros.
Anular pórticos que penalizem a circulação e criar novas vias municipais impactantes, corrigindo desequilíbrios estruturais persistentes."
Carla Silva - BE
"Alargar horários de transporte público, gratuitos e acessíveis e aumentar a qualidade dos veículos. Colocar abrigos condignos nas paragens. Eliminar pórticos nas ex-scut. Pugnar pela extensão de metro.
Aumentar ciclovias e sistemas gratuitos de bicicletas partilhadas. Introduzir "transporte a pedido" para mais idosos. Apostar na ferrovia, promovendo a coesão territorial. Recuperar a linha do elétrico."
António Parada - Independente
"Matosinhos é atravessado por todos os que entram e saem do Porto e é penalizado por isso. É fundamental uma intervenção profunda na Rotunda AEP, retirando o viaduto ali existente e criar um novo acesso à zona comercial.
Quando for eleito, promoverei um entendimento intermunicipal para uma intervenção profunda na Circunvalação e facilitar a circulação e acessibilidade aos concelhos por ela servidos."