
Clube de Leitura terá sessões na Livraria Lello
Foto: Igor Martins
Se os livros podem ser um amigo, a Lello e o movimento Reformers materializaram essa amizade num clube de leitura que, durante um ano, vai juntar seniores em mais uma ação de combate ao isolamento. Nesta terça-feira deu-se a sessão inaugural do clube, que arranca oficialmente em janeiro.
Corpo do artigo
O Clube de Leitura Livraria Lello x Reformers vai reunir seniores para partilhar livros e histórias, numa iniciativa que pretende combater a solidão. O objetivo é que os participantes "leiam o mesmo livro e reflitam sobre ele em conjunto", explicou Joana Moreira, diretora-executiva do Reformers, movimento que junta voluntários a partilhar "os seus talentos com grupos de pessoas seniores".
A primeira obra analisada foi "O Feiticeiro de Oz", pelos temas centrais abordados, como a amizade e a partilha, explicou Francisca Pedro Pinto, diretora da marca Livraria Lello. "Apesar de ser um momento individual, os livros permitem sentir que pertencemos a um determinado tempo e espaço, e que nos relacionamos com os personagens", referiu.
Luísa Vilela, de 80 anos, e Helena Martins, de 72, estiveram na sessão de ontem, mostrando-se entusiasmadas pelo início da atividade. "Gosto de ler e queria partilhar a leitura com outras pessoas da minha faixa etária", disse Helena. Já Luísa, que faz parte do Reformers desde a sua criação, observou que costuma participar em todas as ações dinamizadas pelo movimento. "Desde atividades manuais, a andar de bicicleta ou ao boxe, participo em tudo", assinalou, empolgada.
Tanto Joana Moreira como Francisca Pedro Pinto têm boas expectativas quanto ao impacto da iniciativa. "Espero que os participantes sintam que a livraria é também um espaço deles, um refúgio onde os livros e a partilha fazem a diferença", afirma a diretora da marca. As sessões serão semanais, a começar em janeiro, e serão dinamizadas por um voluntário da Reformers e por um livreiro da Lello, responsável também pela seleção das obras.
A iniciativa terá a duração de um ano, após o qual será elaborado um relatório para avaliar os resultados e a influência da atividade na saúde mental, explica Francisca Pedro Pinto. A ambição é prolongar o clube de leitura por mais um ano. "Espero também que esta iniciativa inspire muitos outros clubes de leitura com seniores", concluiu.
