Comércio e fãs do Rali otimistas com a edição totalmente livre das limitações da pandemia.
Corpo do artigo
A Universidade de Coimbra volta a ser o palco da partida do Rali de Portugal, como é desde 2019 (em 2020, o evento não se realizou). Entre as pessoas que têm negócios junto à Universidade, o espírito é de otimismo, debelada que está a pandemia, vista como uma condicionante nos últimos anos.
"Espero uma maior afluência de pessoas em relação aos últimos anos, em que ainda havia receios por causa da covid-19", afirma Johnny Ferreira, da gerência do Café Couraça, um espaço a poucos metros de onde os carros do World Rally Championship vão arrancar. Apesar de esperar muita gente hoje ao final da tarde, Johnny Ferreira assegura que o Couraça não terá alterações no serviço. "Quem vier será bem vindo", aponta.
Mais perto da largada dos carros está o Quiosque Académico, um pequeno espaço junto às Escadas Monumentais. A proprietária, Joana Ferreira, admite que vai ser a primeira vez que vai ter o espaço aberto durante o horário da partida do Rali. "Como tenho um filho pequeno não abri nos anos anteriores. Abri mais cedo o ano passado, na manhã antes de os carros partirem para a Lousã, mas não compensou. Tendo o espaço aberto à hora da apresentação e partida acredito que vai correr bem", conta Joana, proprietária de um espaço que já está na família há 80 anos. "Este quiosque foi comprado pelo meu avô em 1943", recorda.
Aulas à distância
Há cerca de uma semana que estão a ser feitos os preparativos na Universidade de Coimbra para o arranque da edição de 2023. Ontem ainda estavam a ser colocadas as bancadas. Em redor, estavam a ser anunciados os condicionalismos decorrentes do evento, com a Faculdade de Letras a anunciar a suspensão das atividades letivas presenciais.
"As aulas programadas para os dias 11 e 12 de maio (hoje e amanhã) serão lecionadas à distância. Esta decisão decorre de indicações da reitoria da Universidade face aos constrangimentos decorrentes da cerimónia oficial de partida do Rali de Portugal", aponta um comunicado da Faculdade de Letras. A cerimónia da partida do Rali de Portugal está marcada para as 20.30 horas junto à Porta Férrea da Universidade.