A Câmara Municipal de Coimbra vai investir 1,2 milhões de euros no comércio da Baixa da cidade, com a utilização de ferramentas digitais e capacitando os comerciantes para a venda digital e a híbrida, além da física.
Corpo do artigo
O projeto, denominado @Baixa Coimbra, vem no seguimento de uma candidatura conjunta do Município, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e da CoimbraMaisFuturo à linha de financiamento "Bairros Comerciais Digitais", inserida no Plano de Recuperação e Resiliência. Deverá estar implementado até final de 2025.
Além de dotar os comerciantes da zona com ferramentas digitais e de uma identidade visual comum, no @Baixa Coimbra está prevista a introdução de mobiliário urbano inteligente, como mupis, bancos com tecnologia para carregar telemóveis e painéis informativos para visualizar, em tempo real, os lugares de estacionamento existentes.
"Este é mais um importante e feliz passo para consolidar o trabalho de revivificação da Baixa de Coimbra que temos vindo a promover. Vai funcionar como acelerador do Plano Marshall, a decorrer desde que assumimos funções, e que visa impulsionar e promover a recuperação desta nobre zona da cidade", considera o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. Para o vereador com o pelouro da Economia, Miguel Fonseca, "o projeto dará um contributo decisivo para a transformação do centro histórico da cidade, necessário há tantos anos".
Segundo a Autarquia, a Baixa de Coimbra contempla uma área de 24,5 hectares, com 836 estabelecimentos comerciais abertos.