Dois adultos e duas crianças morreram na noite de segunda-feira quando a carroça em que seguiam chocou com dois veículos ligeiros na ligação de Aljustrel a Castro Verde. Outras duas crianças que seguiam no veículo de tração animal ficaram feridas. Uma delas, um bebé, acabou por morrer no hospital esta terça-feira.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, as vítimas são todas da mesma família, de apelido Serrano. Pais e quatro filhos, residentes em Castro Verde. Os condutores dos automóveis, dois homens, um de 66 anos e outro de 74, de nacionalidade suíça, sofreram ferimentos ligeiros.
Segundo o Centro Coordenador de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, as vítimas mortais são um homem e uma mulher com idades entre os 40 e os 50 anos, um menino de 10 e uma menina de 7.
Um bebé de 10 meses sobreviveu, mas encontrava-se em estado muito grave e foi transportado num helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Mas esta manhã de terça-feira, veio a notícia que aumentou os números da tragédia: o menino não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
A outra filha, de 14 anos, foi levada para o Hospital de Beja, livre de perigo.
O alerta foi dado às 19.59 horas. O acidente aconteceu quando dois carros que seguiam atrás da carroça em direção a Castro Verde a tentaram ultrapassar. O primeiro automóvel ultrapassou e bateu na carroça e outro ligeiro que seguia atrás acabou por embater no transporte da família, que não tinha qualquer sinalização. O facto de aquela zona da EN2, entre Carregueiro e o nó do IP2 no acesso a Castro Verde, ter má iluminação e não existir sinalização pode ser uma das razões para o desastre. À hora de fecho desta edição, a estrada estava fechada nos dois sentidos.
Por questões de segurança, dada a aglomeração de familiares e amigos das vítimas, de etnia cigana, foi acionado o Destacamento de Intervenção da GNR de Beja, que protegeu os dois condutores, que foram conduzidos para o posto de Castro Verde e escoltou as ambulâncias que transportaram os corpos para o Hospital de Beja, onde também se juntaram dezenas de pessoas com ligação às vítimas.