A Linha do Vouga vai ter mais movimento a partir de domingo, entre Aveiro-Águeda-Sernada do Vouga, que passará a ter 11 ligações diárias em vez das três actuais. O objectivo é aproximar as populações do comboio, em detrimento do uso da viatura própria.
Corpo do artigo
Ligações de hora a hora durante o dia entre Aveiro-Águeda-Sernada é a grande aposta da CP e da Câmara de Águeda, a partir do próximo domingo, para revitalizar parte da Linha do Vouga, que liga Aveiro a Espinho.
Os novos horários foram adaptados aos alunos das escolas Secundárias e aos trabalhadores das empresas da região que circulam na região de Aveiro, passando de 3 ligações diárias para 11 (entre Águeda e Sernada) e de 10 para 11 (entre Águeda e Aveiro).
As ligações a norte de Sernada não sofrem alterações. Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara de Águeda, diz que esta é uma forma de inverter a supressão dos comboios ocorrida ao longo dos últimos anos e visa aproximar a população dos transportes públicos, nomeadamente do comboio, em detrimento do uso da viatura própria.
A dinamização da Linha do Vouga consubstanciar-se-á no ajustamento dos horários das circulações às necessidades quotidianas dos cidadãos, nos dois sentidos do eixo Sernada -Águeda - Aveiro", explicou o autarca.
Mais opções em hora de ponta
Almeida diz que foram criadas condições que muito se assemelham a um metro de superfície, sublinhando que "a Câmara fez um trabalho junto das escolas secundárias - em articulação com os conselhos directivos - para que os alunos passem a utilizar o comboio como transporte prioritário".
Os horários foram alterados de forma a aumentar a oferta nas horas de ponta, nomeadamente de manhã e ao final da tarde (ver infografia). Um exemplo: o primeiro comboio proveniente de Aveiro chega hoje a Águeda às 8.13 horas. Com o novo horário chegará às 7.22 horas. Numa primeira fase, recorda o autarca, "em estreita articulação com a REFER, foram focadas as condições da infra-estrutura, nomeadamente a melhoria das condições de circulação e segurança nas passagens de nível".
O autarca apela ainda a toda a população que passe a incluir o comboio nas suas deslocações. "Temos uma oferta de qualidade que em termos futuros vai passar muito pela utilização que as populações derem".
Leão Mendes, director executivo da CP - Regional, garante que "se trata de um projecto a longo prazo, mas que, no entanto, será avaliado".