Município vai investir 250 mil euros em animação e decoração. Marcelo Rebelo de Sousa fez compras no centro.
Corpo do artigo
O comércio tradicional de Braga já começou a recuperar dos danos provocados pela pandemia, com um crescimento de 10% em relação ao ano de 2019, e as perspetivas para o mês de Natal é que sejam faturados 150 milhões de euros, só em transações com cartão multibanco. Os dados foram avançados pelo presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB), Domingos Macedo Barbosa, momentos antes do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegar à cidade para uma visita que incluiu compras em algumas das casas históricas do centro.
O chefe de Estado começou pelo Mercado de S. João para fazer uma prospeção do preço do bacalhau e seguiu para as Frigideiras do Cantinho para um lanche de final da manhã que incluiu um bolo e um copo de vinho. Entrou, depois, no Armazém dos Terceiros para comprar meias e um pijama e ainda foi avaliar o negócio dos eletrodomésticos na loja de António Costa, na Rua dos Chãos. Pelo caminho, recebeu beijos e abraços, tirou fotos com populares e lojistas e no final ficou "sem palavras para descrever a resiliência do comércio" local.
"Esta visita é um impulso para os comerciantes", assegurou Domingos Macedo Barbosa, regozijando-se com o facto do setor ter atingido "os níveis pré-pandemia" e "continuar atrativo". Segundo os dados sobre as transações bancárias cedidas pela SIBS à AEB, o setor do comércio e serviços faturou 109,8 milhões de euros em setembro, mais 9% que em igual período de 2019. No último mês, foram faturados 114,3 milhões, mais 10% que em outubro de 2019.
O verão também já tinha sido promissor, com um crescimento de 5% em relação ao período pré-pandemia. Nessa altura, 9% das transações foram efetuadas por cartões estrangeiros. Desses, 54% eram de origem francesa, onde se concentram muitos emigrantes, e 10% oriundos de Espanha.
Para o próximo mês, "a previsão é faturar 150 milhões em pagamentos com cartão. Mas o valor pode duplicar [contabilizando outros métodos de pagamento]", assumiu Domingos Macedo Barbosa, na apresentação da programação de Natal, que antecedeu a visita de Marcelo e condecoração da AEB com as insígnias da Ordem do Comércio.
Atividades de Natal
Para impulsionar os negócios locais, o Município vai arrancar a 1 de dezembro com o "Braga é Natal", que conta com cerca de 150 atividades que se dividem pelo palco da Praça da República, ruas do centro histórico, museus, igrejas e o Altice Forum Braga.
Ao todo, a Autarquia vai investir 250 mil euros, dos quais 150 mil serão destinados a iluminação e decoração das principais ruas e entradas da cidade. Contudo, o presidente, Ricardo Rio, vai abdicar da festa de passagem de ano e não haverá concerto na Avenida Central.
Programação
Iluminação
As luzes de Natal vão ligar-se a 1 de dezembro, numa cerimónia marcada para as 17.30 horas, na Praça da República, onde é montada a árvore gigante. A Ópera de Bolso e o coro Saint Dominic's Gospel Choir assumem os concertos.
Espetáculos
A programação do "Braga é Natal" conta com 19 espetáculos de teatro e 14 dedicados à dança. Entre os destaques estão os "Duendes congelados", o "Christmas soul" ou "O bailado dos presentes de Natal".
Concertos
Há 41 concertos programados. A Mimo's Dixie Band, a Orquestra Filarmónica de Braga, o Conservatório Bonfim, a Banda Musical de Cabreiros e a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho estão entre os convidados.
Parada
A parada de Natal, a 18 de dezembro, é um dos momentos altos da programação. Mas, no total, estão previstas 19 performances de rua até ao fim de dezembro. O bolo-rei gigante, uma semana antes, é outra atração.
Corrida de S. Silvestre
A corrida de S. Silvestre acontece a 19 de dezembro, a partir da Praça da República.