Cerca de 60 alunos e crianças do jardim-de-infância da EB1 Feira dos Onze, em Oliveira de Azeméis, foram levadas para casa por suspeita de uma intoxicação alimentar.
Corpo do artigo
O problema ocorreu em pelo menos mais duas escolas, mas em menor número. Chegou a temer-se uma contaminação por gripe A.
Ao que o JN apurou, as crianças terão sentido uma má disposição depois do almoço. Sintoma que levou os responsáveis a acreditar que se tratava de uma gastroenterite. Numa altura em que tanto se fala na gripe A, houve quem temesse o surgimento de um foco da pandemia do H1N1. Mas o delegado de Saúde de Oliveira de Azeméis, Francisco Borges, terá excluído essa possibilidade e confirmado que tudo não passou de um susto. As refeições são servidas por uma empresa que é contratada pela Câmara. "É cedo para encontrar a origem do problema". "Algumas crianças foram assistidas nos hospitais de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira e foi diagnosticado gastroenterite ligeira" esclarece o vereador da Educação, Albino Martins.
O autarca confirmou que outras escolas registaram também problemas idênticos. "As refeições e o leite achocolatado que são administrados às crianças podem ser pontos comuns, mas não eliminaremos a hipótese de uma simples virose". O auatrca garante que a empresa que fornece as refeições "está certificada" e irá testar uma amostra da refeição servida ontem.
Apesar de algumas crianças terem sido assistidas no hospital, os Bombeiros de Oliveira de Azeméis não foram solicitados para qualquer transporte de alunos.