Comissão de Utentes apela à colocação de bandeiras espanholas nas janelas de Valença
A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Valença está hoje, quinta-feira, a apelar à colocação de bandeiras espanholas nas janelas das casas do concelho, para "agradecer" a disponibilidade de Tui para tratar os doentes portugueses.
Corpo do artigo
"O alcaide de Tui manifestou toda a disponibilidade para os nossos doentes irem às urgências no centro de saúde local, o que significa que os valencianos são bem mais tratados do lado de lá da fronteira do que em Portugal. E acho que devemos agradecer isso", disse, à Lusa, o porta-voz dos utentes de Valença.
Segundo Carlos Natal, é por isso que a comissão está a lançar o apelo para que a população de Valença coloque, na terça feira, bandeiras espanholas nas janelas das suas casas.
"É, também, obviamente, mais uma forma de protesto contra o encerramento do nosso serviço de atendimento permanente (SAP)", acrescentou.
O apelo está a ser feito por SMS (mensagens por telemóvel), a exemplo do que aconteceu para a convocação de todas as outras acções de protesto já desenvolvidas até hoje.
O SAP de Valença fechou portas à meia noite de domingo, sendo substituído por uma consulta aberta que funciona das 08:00 às 24:00.
Agora, o Centro de Saúde de Tui, na Galiza, está, mais do que nunca, na mira da população de Valença, porque fica mesmo ao lado e lá não se paga a taxa moderadora.
Os protestos contra o encerramento do SAP já incluíram a ocupação, durante mais de um dia, do Centro de Saúde, e duas marchas lentas, uma das quais cortou o trânsito, durante uma hora, na ponte internacional que liga Valença a Tui.
"A luta é para continuar, até que tenhamos o SAP a funcionar 24 horas por dia", garantiu Carlos Natal.