O salão paroquial de Vilar do Pinheiro, em Vila do Conde recebe, este domingo, um concerto solidário a favor de Ricardo Ferreira, que ficou tetraplégico em 2021, ao mergulhar numa piscina, e precisa de angariar verbas para as dispendiosas terapias intensivas.
Corpo do artigo
O evento “Vamos ajudar o Ricardo Ferreira - Fado sem tempo” decorre a partir das 15 horas e os ingressos custam 10 euros. As receitas angariadas servirão para ajudar a pagar os tratamentos intensivos do ex-atleta de futebol de 44 anos, que luta pela recuperação de alguns movimentos perdidos no acidente.
Ricardo, que foi jogador profissional de futebol no F.C.Pedras Rubras, lesionou a cervical ao bater com a cabeça no fundo de uma piscina, após mergulhar. Com o impacto, fraturou as vértebras cervicais C4 e C5, lesionando a medula. Depois de uma cirurgia no Hospital S. João, no Porto, onde foi possível “recuperar 50% dos membros superiores”, iniciaram-se os tratamentos, como a dispendiosa fisioterapia intensiva em que assenta a esperança de recuperar mais autonomia.
“Só para fisioterapia, transportes e medicação são cerca de 2500 euros por mês”, aponta a mulher de Ricardo, Luísa Ferreira. Depois do internamento no Centro de Reabilitação do Norte, Ricardo, que vive em Fajozes, Vila do Conde, com a mulher e a filha Maria, de 17 anos, passou a dividir o tempo entre Braga e Maia, onde faz sessões de fisioterapia intensiva.
Para conseguir angariar verbas para os tratamentos, a família lançou, com o apoio de amigos, uma campanha solidária que, além dos donativos diretos, conta ainda com as receitas geradas pelos eventos solidários que vão sendo organizados.
É possível obter informações sobre os locais para aquisição dos bilhetes na página de Facebook “Ricardo Ferreira – Amigos solidários”, criada no final de 2022 para divulgar a campanha solidária. Os interessados em ajudar podem também fazer donativos para a conta com o NIB
001000001968354000169 ou por MBWay, através dos números de telemóvel 916 769 373 ou 931 109 770.