Concluídos os 13 quilómetros de ecopista no antigo ramal da linha do Tua em Mirandela
Entre oliveiras e sobreiros está a nascer uma ecopista que vai ligar as aldeias de Carvalhais e Romeu, no concelho de Mirandela, reaproveitando um dos troços da antiga linha ferroviária entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros, desativada em 1991. Os trabalhos estão concluídos e a obra será inaugurada esta tarde.
Corpo do artigo
Trata-se de um investimento de 900 mil euros do Município de Mirandela, comparticipado em 400 mil pelo Turismo de Portugal, “na regularização de cerca de 13 quilómetros do leito do canal ferroviário e pavimentação, estabilização de taludes, instalação de guardas e sinalética”, revela a presidente da câmara de Mirandela.
Júlia Rodrigues considera a ecopista do Tua uma estrutura “potenciadora do desenvolvimento turístico da região transmontana, promovendo experiências únicas de lazer, sendo por isso um produto turístico muito apetecível”, acredita.
A ecopista, entre Carvalhais e Romeu, é o troço do concelho de Mirandela da Ecopista do Tua, um projeto intermunicipal inédito que agrega os municípios de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança para aproveitar o corredor ferroviário para uma ecopista e a reabilitação de estações e apeadeiros numa extensão total de 70 quilómetros.
Entretanto, o Município de Mirandela pretende candidatar ao Turismo de Portugal a reabilitação e reconversão da antiga ponte ferroviária do Romeu, que permitiu o atravessamento da Ribeira da Açoreira a comboios, entre 1905 e 1991. “Para além da beleza arquitetónica dos seus arcos em pedra, dos pilares e do tabuleiro, poderá servir como miradouro, fazer passeios pedonais ou de bicicleta”, acrescenta Júlia Rodrigues.
O projeto de execução já existe e o custo estimado é de 700 mil euros.