O Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) apelou ao "bom senso" dos médicos, no que toca aos constrangimentos de serviços de urgência, dada a aproximação do período natalício.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM confirma o encerramento de serviços de urgência em várias especialidades e também do SUB de Monção e mostra-se preocupada com o evoluir da situação face à recusa dos profissionais de saúde em cumprir mais de 150 horas suplementares.
"É com muita preocupação que o CA da ULSAM tem acompanhado a recusa dos médicos em fazer mais de 150 horas colocando muitas dificuldades ao funcionamento dos SU e ao atendimento dos nossos doentes obrigando estes a deslocações e complicando o atendimento", declara o Conselho de Administração da ULSAM, liderado por Franklim Ramos.
"Mesmo assim há médicos que têm tido um comportamento exemplar com sentido de humanidade trabalhando imenso e permitindo manter o SU aberto", salienta.
"Aproxima-se o período natalício e espero que haja bom senso e compreensão para com os nossos doentes independentemente dos direitos que se possam invocar", apela.
Está quinta-feira, dia em que a quantidade de serviços e especialidades afetadas pela luta dos médicos atinge o seu pico no Alto Minho, a administração da ULSAM afirma que "não [lhe] resta outra alternativa se não gerir as dificuldades e fazer os ajustes necessários de acordo com o possível".
E confirma que "apesar do esforço de todas as entidades envolvidas, pela dificuldade em completar as escalas de trabalho necessárias", a urgência de Pediatria "estará condicionada", durante as 24 horas de sábado e domingo.
"Em casos de urgência, os pais/cuidadores da região devem optar por: deslocar-se a um dos outros Hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Pediatria: Hospital de Braga, Hospital Senhora da Oliveira/Guimarães, CHMA/Famalicão, Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde e Hospital de Barcelos ou contactar da Linha SNS 24", informa.
Confirma ainda que a SUB de Monção "estará encerrada de sexta dia 1 de dezembro a domingo dia 3 de dezembro".