<p>A Consulta Aberta, que até ontem funcionou das 8 às 20 horas,no Centro de Saúde de Ílhavo, passa a partir de hoje a ser das 17 às 20 horas. Das 8 às 17 horas, as consultas não programadas passam a ser dadas nos centros de saúda da área da residência.</p>
Corpo do artigo
As consultas não programadas dos cuidados de saúde primários vão sofrer alterações em Ílhavo. A partir de hoje, a Consulta Aberta, que funcionava diariamente das 8 às 20 horas no Centro de Saúde de Ílhavo, passa a funcionar das 17 às 20 horas, de segunda a sexta feira, e das 8 às 20 horas, ao fim de semana e feriados. Das 8 às 17 horas, as chamadas consultas de agudos, que até ontem eram feitas na Consulta Aberta, passam a ser efectuadas nos centros de saúde da área de residência ou na Unidade de Saúde Familiar (USF) da Gafanha da Nazaré/Costa Nova.
A informação foi, ontem, confirmada, ao JN, por João Pereira da Silva, presidente do Conselho Clínico do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga 2, que integra Aveiro, Ílhavo, Vagos e Albergaria. "As alterações de Ílhavo vão estender-se aos três restantes municípios logo que estejam reunidas as condições", diz o médico, sem adiantar datas. Na origem das alterações, justifica Pereira da Silva, está a proximidade dos serviços. "Durante a semana, os utentes que necessitem de uma consulta para o dia devem dirigir-se aos centros de saúde da residência ou à USF onde estão inscritos Aí terão a garantia de serem consultados pelo médico de família, preferencialmente, ou por outro clínico", explica o responsável. "Se a consulta for solicitada após o período de consultas do respectivo centro de saúde, os utentes devem dirigir-se ao Centro de Saúde de Ílhavo, onde funcionará uma Consulta de Intersubstituição, das 17 às 20 horas, durante a semana, e das 8 às 20 ao fim de semana e feriados", acrescenta.
Pereira da Silva considera que, "a alteração não prejudica os utentes, pelo contrário, aproxima-os dos seus médicos, estando salvaguardadas consultas até às 20 horas".