
Coração de Gondomar em filigrana
Ricardo Junior / Arquivo Global Imagens
Produtora espanhola esteve em S. Cosme a gravar e levou peça de filigrana para Úrsula Corberó. Cecília Krull será embaixadora.
Corpo do artigo
O vídeo no YouTube tem apenas um minuto, mas o facto da aclamada série da Netflix "A Casa de Papel" ter estado a filmar em Gondomar fez catapultar a filigrana para o Mundo. O motivo foi especial: a produtora desafiou um dos filigraneiros a criar uma peça única, personalizada, para oferecer à atriz Úrsula Corberó, aquando da sua despedida da personagem Tóquio.
Todo o processo de produção manual foi acompanhado ao milímetro, tendo as filmagens decorrido na oficina tradicional de Arlindo Moura, em S. Cosme, cabendo a António Cardoso - autor do coração de filigrana oferecido à atriz Sharon Stone - interpretar a figura do mestre ourives e criar um novo coração para ser oferecido à atriz espanhola.
t7CGiQEMAJM
Mais um passo para a internacionalização da filigrana de Gondomar, que está a conquistar o Mundo. E que vai estar na Expo 2020, no Dubai, com mais uma preciosidade original.
De repente nada daquilo parecia real! Eu tinha a Netflix na minha oficina a filmar
Arlindo Moura, 34 anos, a sexta geração da família a viver da filigrana, recorda a emoção de ter tido os produtores de "A Casa de Papel" - uma das suas séries preferidas - na oficina que pertenceu ao seu avô Porfírio: "De repente nada daquilo parecia real! Eu tinha a Netflix na minha oficina a filmar, com um rigor tal que fotografaram todas as minhas ferramentas, fecharam a rua e até bombeiros tinha à porta".
Tudo, na altura, foi feito com o máximo sigilo, tendo os artesãos assinado "um pacto de confidencialidade". A tal ponto que Arlindo Moura "nem sabia" onde as imagens iam ser exibidas.
No vídeo, que está no YouTube, é possível observar a produção artesanal da filigrana e a reação de Úrsula Corberó ao presente: "É uma obra de arte. Vou guardá-la para sempre".
A peça demorou oito dias a ser feita. E tem a particularidade de, no centro do coração, ter sido colocada uma máscara, símbolo da série.
O entusiasmo com a projeção que a Netflix veio dar à filigrana de Gondomar é partilhado por Sandra Almeida, vereadora do Turismo: "Os produtores espanhóis perguntaram em Viana do Castelo onde podiam filmar a produção do coração de filigrana e ali indicaram-lhes Gondomar", conta a autarca. Na altura, Sandra Alves "andava à procura", no nosso país, de embaixadores para a filigrana, mas "pediam valores que não eram comportáveis".
usar as peças
Dos vários contactos com a Netflix, acabou por surgir a oportunidade da cantora espanhola Cecília Krull - que canta o genérico de "A Casa de Papel" e a "Grândola, vila morena", de José Afonso, na nova temporada na série - ser a primeira embaixadora da filigrana.
"A Cecília não será exclusiva, haverá oportunidade de escolher mais pessoas como embaixadoras, mas o acordo é que, durante a sua digressão de um ano, sempre que cante o "Grândola", música tão nossa, tem de usar obrigatoriamente uma das três peças (coração, escrava e brincos) de filigrana que lhe serão oferecidas", explicou a vereadora.
A cantora espanhola chegará a Gondomar na sexta-feira, dia em que terá oportunidade de visitar a Rota da Filigrana.
Saber mais
De Portugal para as ruas de Beverly Hills
A imagem de Sharon Stone com um coração de filigrana, enquanto passeava pelas ruas de Beverly Hills, em Los Angeles (EUA), correu o Mundo. A peça foi oferecida em 2013 por Mário Ferreira, presidente da Douro Azul, quando a atriz foi ao Porto amadrinhar um dos barcos da empresa de cruzeiros. O artesão António Cardoso foi o autor da peça.
Detalhes
Património
Depois de a Câmara de Gondomar ter inscrito a filigrana certificada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, avançou com a candidatura a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
Rota da filigrana
De acordo com a vereadora do Turismo, Sandra Almeida, são os franceses os turistas que mais participam da Rota da Filigrana, programa que dá a conhecer os ourives genuínos de Gondomar, com visitas às suas oficinas. Para marcar visitas: email turismo@cm-gondomar.pt ou números 224664310 e 932003358.
