O coro de jazz comunitário de Famalicão sobe ao palco do auditório António Gomes, em Avidos, no próximo sábado, dia 9, para mostrar o trabalho que tem andado a desenvolver. A atuação repete-se no dia 16, mas desta vez no teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.
Corpo do artigo
Constituído por 25 vozes da comunidade, o coro surge no âmbito do projeto "Há Cultura", promovido pela Câmara de Famalicão, em parceria com o Eixo do Jazz - Associação Luso Galaica para Promoção e a Comissão Social Interfreguesias de Avidos, Lagoa, Landim e Seide.
"A ideia foi pegar no repertório que temos trabalhado, que abrange artistas contemporâneos de jazz galego e português, e trazê-lo à comunidade famalicense", adianta Teresinha Sarmento, uma das diretoras artísticas do projeto e membro d’O Eixo do Jazz, que acrescenta que, inicialmente, houve alguma "estranheza" por parte dos "cantores", mas estes rapidamente descobriram que também sabem cantar jazz.
O grupo está a ensaiar, desde setembro, músicas de autores como Mário Laginha, Maria João, João Paulo Esteves da Silva, Iago Fernández e Abe Rábade, e algumas letras tradicionais, adaptadas ao jazz.