Foi muita participada e solidária a Petrus Run, este domingo, em Pedroso, Gaia, designadamente na componente de caminhada, de cinco quilómetros e sem fins competitivos, e cuja parte da receita angariada será para entregar à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Corpo do artigo
A edição deste ano, que incluiu a parte competitiva, a corrida de 10 quilómetros, contou com 1200 participantes, e a prova de 2025 já está a ser idealizada.
Tiago Faria, do Clube Spiridon de Gaia, uma das entidades organizadoras, a par da Junta de Freguesia de Pedroso/Seixezelo e do Clube de Atletismo Os Gaienses, frisa que o objetivo é “proporcionar às pessoas uma manhã ativa e de convívio”, adiantando, em simultâneo, que a adesão registada é um “estímulo” para próximas realizações. A Petrus Run vai na 9.ª edição e acumula pergaminhos na modalidade.
Na prova principal, Ricardo Pereira (EV Peralfit), em masculinos, e Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha), em femininos, foram os vencedores.
De assinalar que, como se verifica desde o primeiro ano, a chegada acontece em plena pista do Estádio Jorge Sampaio. Outra nota curiosa prende-se com o kit que é entregue a todos os atletas, na vertente corrida, e que inclui uma caneca, a fazer jus a um dos pontos altos da freguesia de Pedroso/Seixezelo e que tem a ver com a Festa do Caneco, que se efetua em junho e atrai imensa gente à localidade gaiense.