A Câmara de Braga vai alterar os procedimentos em relação às férias escolares. Se até agora eram colocados autocarros à disposição um adulto acompanhante das crianças para frequentarem os programas que decorriam em algumas piscinas do concelho, agora os alunos terão de usar os transportes urbanos.
Corpo do artigo
"Temos dez piscinas espalhadas pelas freguesias. Vamos alargar o programa a todas e incentivar deslocações mais curtas. Em vez de haver autocarros será usado o sistema que já sucede com o transporte escolar, com as crianças a usarem as carreiras que existem", disse Mesquita Machado. Para tal, será fornecido um livre trânsito que permite às crianças usar os transportes públicos. "É uma questão de racionalizar. Não terá acompanhamento porque o governo cortou os apoios", adiantou Mesquita Machado.
Na reunião do Executivo foi aprovado o relatório final do concurso para a obra do Monte Picoto, havendo uma correção, já que foi atendida a reclamação do consórcio Cândido José Rodrigues e Antunes Durães (proposta de 3,2 milhões e meio de euros). Numa fase anterior a ABB/DST tinha ficado em primeiro lugar. Segue-se o visto do tribunal de Contas, mas dentro de dois meses deve arrancar a obra.
Para a oposição esta obra é de interesse municipal mas não prioritária. "Não estando reunidas as condições e não sabendo os custos que esta obra terá, muito por causa das expropriações, até pela postura de falta de respeito para com a diocese e particulares, devia ser reconsiderada", alegou Ricardo Rio.