Em Ponte da Barca não vai haver aumento das taxas de água e saneamento este ano. A decisão foi tomada pela Câmara que assim "pretende ajudar as famílias num momento em que a crise financeira as afecta", diz o autarca local, Vassalo Abreu.
Corpo do artigo
"Apesar do regulamento prever que todos os anos devem ser revistos e actualizados os valores da taxa, decidimos este ano congelar o aumento por consideração ao momento actual" justificou assim a medida, Vassalo Abreu, relembrando que foi "uma decisão tomada por unanimidade no executivo municipal".
Segundo o autarca, "este congelamento implica a não entrada de mais de 20 mil euros". É um esforço que se junta a uma outra medida tomada em 2008, "em que decidimos reduzir em 50% o preço da ligação dos barquenses às redes públicas de água e saneamento, sendo que os idosos, com o cartão vida, ainda têm um maior desconto no preço da instalação".
Vassalo Abreu relembrou que estas redes públicas têm vindo a ser alargadas, tendo nos últimos três anos chegado a mais 11 freguesias do concelho, sendo que a continuação da cobertura do território continuará a ser objectivo deste mandato. Com a redução da taxa de ligação "estamos a incentivar a ligação à rede pública", concluiu Vassalo Abreu.