É uma "questão antiga", mas que promete voltar à ordem do dia. A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), presidida por Luís Pedro Martins, vai instar o Instituto Nacional de Estatística (INE) para contabilizar o número de dormidas nos cruzeiros do rio Douro e que rondará meio milhão, por ano, ultrapassada que está a pandemia.
Corpo do artigo
Como sublinha o responsável da associação, trata-se de um "indicador importante", com reflexos na afirmação da região, designadamente na "captação de fundos junto do Turismo de Portugal" e na "promoção externa".
Em franco crescimento, também no segmento das viagens fluviais, o Turismo do Porto e Norte não se conforma com a não inclusão das dormidas nos cruzeiros no Douro nos números oficiais da região. Após uma tentativa junto do INE, "sem resposta", a associação vai voltar à carga, possivelmente já nos "próximos dias".
Luís Pedro Martins vai insistir para que o Instituto Nacional de Estatística também conte com aquele meio milhão e faz saber que o Turismo de Portugal e a Secretaria de Estado do Turismo não se opõem a esta reivindicação. Sem precisar o montante que daqui advirá, caso a iniciativa seja coroada de êxito, adianta poder tratar-se de uma "verba significativa".
Além das finanças, coloca a par, em matéria de importância, a mais-valia de inserir estes números durienses, para retratar, com maior fidelidade, a "performance" turística do Porto e Norte, que não pára de crescer.
Um dos indicadores, apurados pelo INE e depois levados em conta pelo Turismo de Portugal, é a contabilidade das dormidas, e Luís Pedro Martins reforça que se a diligência no INE for bem sucedida maior será o "orçamento da região" para prosseguir o "trabalho de promoção" no estrangeiro.
Segundo o presidente da ATP, o turismo no Porto e Norte pode bater um novo recorde de turistas. Os primeiros meses do corrente ano foram bastante animadores. Luís Pedro Martins fala num "crescimento de 17%" no setor, "entre janeiro e março, comparando com o arranque de 2022".
Para tal têm contribuído as novas rotas aéreas com ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O sortido das nacionalidades dos visitantes é cada vez mais alargado, com incremento dos turistas da Escandinávia. Os visitantes que viajam desde os EUA e do Canadá também estão a aumentar. Por seu turno, os voos de e para Telavive (Israel) são uma novidade.
Região teve 11,5 milhões de dormidas em 2022
Se 2019, antes da pandemia, tinha sido o ano recorde para o Turismo do Porto e Norte, 2022 pulverizou todas as marcas, ao atingir um novo patamar, com 11,5 milhões de dormidas e a dispersão das proveniências, algo que irá continuar a intensificar-se neste ano.
Nova sede oferece múltiplos serviços
Na sequência da crescente atividade, a ATP inaugurou uma nova sede, no Porto, partilhada com a Associação de Turismo do Porto. Localiza-se na Rua Miguel Bombarda e oferece múltiplos serviços. O objetivo é imprimir ainda maior dinâmica. O recurso às novas tecnologias faz parte das apostas.