<p>A Câmara de Portimão prevê que o movimento gerado pelo sector dos cruzeiros marítimos de turismo no Porto de Cruzeiros, em 2009, tenha um retorno directo na economia local de cerca de 1,8 milhões de euros.</p>
Corpo do artigo
Pedro Poucochinho, assessor da autarquia, disse à agência Lusa que o valor é baseado no estudo do European Cruise Council sobre os contributos do turismo de cruzeiro nas economias, que aponta para um gasto médio de 60 euros por passageiro, em cada porto onde o navio faz escala.
"Se considerarmos que em 2009 o porto receberá cerca de 30 mil passageiros, haverá um retorno local directo de 1,8 milhões de euros", observou.
A esses números acrescem as ligações semanais operadas pelo ferry "Volcán de Tijarafe", da empresa Navieras Armas, com destino ao Funchal, que entre 15 de Junho de 2008 e 14 de Junho deste ano transportou 25 948 passageiros e um total de 10 820 veículos.
Considerada uma nova porta de entrada de turistas para o Algarve e uma alavanca de desenvolvimento local e regional, o Porto de Cruzeiros de Portimão, registou um aumento significativo de escalas de navios.
Segundo dados da Associação dos Portos de Portugal, no primeiro semestre deste ano, o movimento de escalas naquele porto aumentou 64 %, enquanto que o número de passageiros em trânsito subiu 227 %. Segundo Pedro Poucochinho, "tendo em conta as reservas efectuadas, espera-se que em 2010, esta operação venha a ser superada, quer em número de escalas, quer de passageiros".