A passagem de meteoro, na noite de sábado, foi observada em várias partes de Portugal continental. Imagens gravadas na Costa da Caparica, em Almada, registam o momento exato em que o meteoro cruza os céus.
Corpo do artigo
Segundo os comentários nas redes sociais, o meteoro, que passou pelas 22 horas de sábado, foi visto em vários outros locais de Portugal continental, como Bragança, Chaves, Penafiel e Viseu.
Um meteoro, popularmente chamado de estrela cadente, é o rastro luminoso gerado quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre e aquece até incandescer, normalmente a altitudes entre 76 e 100 quilómetros.
A passagem do meteoro acontece dias depois de um outro corpo celeste ter sido Registado a passar pelos céus de braga, numa altura em que estamos a testemunhar o famoso espetáculo celeste das Perseidas, uma chuva de estrelas associada ao cometa Swift-Tuttle, descoberto em julho de 1862. Esta "chuva" ocorre quando a Terra atravessa um rastro de meteoros, neste caso a nuvem Perseida, que se estende ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle.