O deputado do CDS-PP por Viana do Castelo, Abel Batista, mostrou-se solidário com os utentes que protestam contra o encerramento do SAP de Valença e disse que vai questionar a ministra da Saúde.
Corpo do artigo
"Vou perguntar à ministra se tem conhecimento disto, se sanciona esta situação e se este encerramento é só para o distrito ou é a nível nacional", disse Abel Batista, que vai apresentar um requerimento, para o efeito, na Assembleia da República.
O deputado referiu que vai apresentar hoje, segunda-feira, na assembleia da Comunidade Intermunicipal Minho-Lima, a que pertence, uma moção a pedir a reabertura dos SAP encerrados nos concelhos de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Melgaço, Valença e Caminha.
"Já que não tenho conhecimento que haja qualquer tipo de ruptura nos serviços, vou pedir a reabertura dos SAP encerrados, até que sejam encontradas soluções definitivas", referiu.
Segundo Abel Matos, os protocolos estabelecidos em 2007, entre Ministério da Saúde e câmara, não estão ainda a ser cumpridos. “O número de médicos ainda não foi aumentado”, disse o deputado do CDS/PP, crítico, ainda, quanto à forma como foi consumado o encerramento do SAP de Valença “sem qualquer tipo de aviso à autarquia e até aos próprios trabalhadores”.