A ponte do séc. XV de Ponte da Barca, sobre o Rio Lima, está cortada ao trânsito, na sequência da derrocada, na noite de terça-feira, de parte da estrutura do pilar central, informou o vereador da Protecção Civil na Câmara local.
Corpo do artigo
A derrocada ocorreu pelas 21:30 e foi detectada por populares que passavam em cima da ponte e que ouviram "um estrondo enorme", provocado pelas pedras a cair. "Por motivos de precaução, a ponte vai ficar fechada ao trânsito e será alvo de uma vistoria por técnicos da Estradas de Portugal. Só reabrirá quando houver totais garantias sobre a sua segurança", acrescentou.
Segundo José Pontes, aquela travessia, construída na primeira metade do século XV e classificada como património nacional, apresenta "há bastante tempo" problemas na parte do pilar central, fruto de uma figueira que "teima em crescer" entre as pedras.
"A ponte não tem juntas, foi construída pedra sobre pedra, e essa figueira e respectivas raízes já abriram uma fissura entre as pedras. A derrocada pode ter acontecido por aí mas, para já, são apenas conjecturas", disse ainda aquele responsável. O mesmo vereador disse-se convicto de que poderá ter caído "um grande volume de pedra" da estrutura do pilar.
"A erosão, a idade e até a força das águas da barragem do Touvedo também podem ter ajudado ao desmoronamento", admitiu.
Aquela ponte estabelece a ligação entre Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, com trânsito regulado por semáforos, já que não permite o cruzamento de um veículo por outro. Os Concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez têm uma outra ponte de ligação, inaugurada há uma década.