O Desfile da Mordomia, um dos números prediletos do público da festa de Nossa Senhora d'Agonia em Viana do Castelo, poderá este ano sair à rua, pela primeira vez na história da romaria, com cerca de mil mulheres trajadas com fatos à vianesa.
Corpo do artigo
A VianaFestas, associação promotora da romaria, anunciou a abertura amanhã, 2 de agosto, de inscrições para “mais 100 vagas” de mordoma, após ter validado 900 participações, num período inicial de candidaturas.
“Como havia muitas solicitações decidimos abrir um período extraordinário para permitir mais 100 candidaturas. Pela primeira vez podemos chegar às mil. Pode acontecer e há condições para isso, mas não estamos com a preocupação de bater recordes. É mesmo por causa da procura”, disse ao Jornal de Notícias o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, considerando que a elevada demanda “é um sinal de satisfação. Significa que há uma identificação das pessoas com a festa e, nomeadamente, com este quadro da Mordomia”.
Na edição de 2023, a romaria d’Agonia já tinha ultrapassado o teto das 900 mulheres a desfilar pela cidade, trajadas e "ouradas" (termo usado localmente e que significa adornadas). As participantes costumam ser oriundas de vários pontos de país e do estrangeiro. A maioria das mordomas, de todas as idades, trajam com fatos à Vianesa da Ribeira Lima (vermelho), de Terras de Geraz (verde) de Morgada (escuro). E exibem grandes quantidades de ouro, sobretudo ao peito. Há mesmo quem desfile com alguns quilos, em peças de filigrana, cordões e ouro de Viana. Muitas foram passando os adornos de geração em geração dentro da mesma família.
O Desfile da Mordomia costuma atrair milhares de pessoas à cidade no arranque das festividades de Nossa Senhora d’Agonia. Representa o momento em que a Mordomia (anunciadora do início da romaria) vai apresentar os cumprimentos às autoridades civis e religiosas. Antigamente, realizava-se da parte da manhã, mas há alguns anos passou para a parte da tarde.
Este ano realiza-se no dia 16 de agosto, a partir das 16 horas, com saída do Palácio dos Cunhas [antigo Governo Civil de Viana do Castelo] e percorrendo as principais ruas e avenida da cidade, em direção à Cúria Diocesana, no Largo de S. Domingos.
A romaria de Viana do Castelo, que nasceu em 1772 da devoção dos pescadores a Nossa Senhora d’Agonia, vai decorrer de 14 a 22 de agosto.
Mas já na sexta-feira, dia 9, arranca a tradicional “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” no Jardim Público, que funciona como uma espécie de aquecimento para a festa propriamente dita.
No dia 11, têm início as festividades religiosas em honra da padroeira.