O Lugar de Burgo, em Ruivos, Ponte da Barca, ficou isolado esta quarta-feira à noite devido a um deslizamento de terras. A estrada municipal ficou obstruída durante algumas horas e o cemitério da freguesia foi atingido.
Corpo do artigo
A situação que ocorreu por volta das 19.50 horas, "não ofereceu perigo" aos habitantes e não houve registo de vítimas. Levou, contudo, à intervenção dos bombeiros, com sete operacionais e duas viaturas.
De acordo com o Comandante José Freitas, os trabalhos de desobstrução da via de acesso à aldeia terminaram ao final da noite desta quarta-feira, tendo sido mobilizada para o local uma retroescavadora.
"A situação afetou um pequeno lugar com apenas cinco habitantes. Os danos no cemitério são significativos mas neste momento não é possível avaliar", declarou, referindo que naquele concelho se registaram, de resto, devido ao mau tempo, "algumas quedas de árvores e inundações".
11634450
A vedação e algumas sepulturas do cemitério terão ficado danificadas.
No distrito de Viana do Castelo, registaram-se, segundo fonte da Proteção Civil, "desde cerca das 15 horas até ao início da noite, perto de meia centena de quedas de árvores, uma dezena de inundações e três movimentos de terras".
Em Areosa, Viana do Castelo, uma viatura ficou submersa (e permanece no local) num viaduto, devido à acumulação de água da chuva. Não resultaram vítimas. Os Bombeiros Sapadores e a PSP vedaram o local.