Um jovem, ao volante de um Peugeot 206, comprado há apenas um mês, despistou-se e embateu num camião, ontem, sábado, de manhã, na recta do Lugar de Pombal, Lousada. Sem carta, tinha 20 anos e morreu no local. Um lençol de água poderá ter causado o despiste.
Corpo do artigo
Apesar de muito jovem, a vida de Alberto Manuel Nunes Monteiro foi quase sempre atribulada. Oriundo de uma família humilde, muito cedo abandonou a casa dos pais, em São Mamede de Negrelos (Santo Tirso) e fixou-se em casa do amigo Luís Miguel, na Travessa de Nabais (Raimonda, Paços de Ferreira), vindo a trabalhar numa serralharia daquela localidade.
Lembrado por amigos e vizinhos, como um "rapaz simpático, muito trabalhador e poupado", Alberto amealhou dinheiro e comprou, há um mês, um Peugeot 206, de dois lugares, mesmo sem ter carta de condução. "Ia agora tratar da carta", contou um irmão de Luís Miguel.
Ontem de manhã, quando regressava a casa para almoçar, o jovem sofreu um violento acidente, vindo a falecer no local.
Alberto Monteiro circulava em direcção a casa, cerca das 11.30 horas, na recta do Pombal (freguesia de Lustosa, Lousada), entre o cruzamento da EN 209 com a EN106 (conhecido por cruzamento do Balão). De repente, o carro entrou em despiste.
Pessoas no local relataram que o Peugeot terá saído de mão, embateu num muro, rodopiou, bateu num poste de electricidade e enfeixou-se, frontalmente, contra um camião de lixo da empresa SUMA, a circular em sentido contrário. "Estava a assar frangos e só ouvi o estrondo. Mal me apercebi do acidente corri para o telemóvel e pedi socorro", contou Manuel Carvalho, dono de uma pastelaria, na berma da estrada.
O comerciante acredita que o desastre poderá ter sido causado por um lençol de água. "Fizeram obras nesta estrada, ainda há pouco tempo. Desde então, sempre que chove, a água transborda e inunda as bermas. Ainda há dias, socorri cinco automobilistas que se despistaram aqui por causa das enxurradas", disse o comerciante.
Apesar de terem sido accionados todos os socorros (Bombeiros de Lousada e Freamunde e a Viatura de Emergência Médica do Vale do Sousa), o jovem condutor viria a falecer no local, sendo transportado ao Instituto de Medicina Legal de Penafiel.
A estrada esteve cortada quase cinco horas para remover o camião que ficou encalhado na berma. A GNR tomou conta da ocorrência.