<p>Um violento acidente junto às portagens de Ermesinde (Valongo), na A4, matou um condutor de 29 anos e feriu gravemente duas jovens, de 23 e de 28 anos. Na altura do despiste e posterior embate, havia intenso nevoeiro, que terá contribuído para o desastre.</p>
Corpo do artigo
O acidente ocorreu às 8.30 horas, no sentido Amarante-Porto, ao quilómetro 11. Após o despiste, a viatura, um Fiat Punto verde, acabou por embater num separador da auto-estrada, ficando com a parte dianteira destruída. O condutor, de Matosinhos, terá tido morte imediata. O corpo teve de ser desencarcerado, sendo transportado, em seguida, para o Instituto de Medicina Legal, no Porto.
As jovens que o acompanhavam - Claúdia Alexandra Gonçalves Melo, de 28 anos, e Sandra Cristina Jesus Sousa, de 23 anos - foram vítimas de ferimentos graves, tendo sido transportadas pelos Bombeiros Voluntários de Valongo para o Hospital de S. João, no Porto. Ambas foram internadas nos cuidados intermédios de cirurgia daquela unidade hospitalar e uma delas, a mais nova, acabou por ter que ser submetida a uma cirurgia. À hora de fecho desta edição, continuavam internadas na referida unidade de saúde.
Ao final da manhã, as famílias já tinham sido contactadas e à tarda as jovens receberam as visitas. Apesar do aparatoso acidente e de terem sofrido ferimentos graves, ambas mantiveram-se sempre conscientes.
Segundo apurámos, Cláudia e Sandra partilhavam casa, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, mas no local, algumas horas depois do acidente, a vizinhança ainda não sabia nada sobre o que se tinha passado. Aparentemente, moravam ali há pouco tempo. Seriam amigas do condutor. Na A4, uma das vias mais perigosas da região, estiveram os Bombeiros Voluntários de Valongo, com cinco viaturas e 21 homens, o INEM e a Brigada de Trânsito da Maia da GNR.
As causas do acidente ainda não foram apuradas, mas admite-se que a fraca visibilidade por causa do nevoeiro possa ter contibuído para o embate.