Coligação perdeu a maioria e vai governar com o mesmo número de vereadores do que o PS.
Corpo do artigo
Luís Souto, da Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM) é o novo presidente da Câmara de Aveiro, sucedendo a Ribau Esteves, que governou o município nos últimos 12 anos, eleito pelas mesmas cores políticas. Contudo, a coligação perdeu a maioria que tinha. Para trás, ficou o irmão de Luís, Alberto Souto, que voltou a concorrer pelo PS, depois de ter liderado a autarquia entre 1997 e 2005, e ficou a 2200 votos da Aliança.
Sem maioria, os resultados vão dificultar a governação de Luís Souto, que viu serem eleitos quatro vereadores (contra os seis de há quatro anos), tantos quantos os que vão representar o PS. Mas nenhum deles será Alberto Souto, que já havia dito que não assumiria essas funções.
O nono mandato do executivo foi entregue ao Chega, que elegeu pela primeira vez um membro para o executivo aveirense, com o voto de 10,9% dos eleitores.
Foto: Maria João Gala
A nova configuração da Câmara não parece assustar Luís Souto, que considerou o resultado "muito bom". "Sempre que há uma mudança de um ciclo de um líder carismático, é normal que exista alguma perda de força", disse o vencedor, lamentando, contudo, a perda da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz. Aí, a vitória foi do PS, tirando à Aliança o "pleno" das dez freguesias do município, conseguido há quatro anos.