A Câmara Municipal de Barcelos assinalou os 94 anos de elevação a cidade com a atribuição de distinções de mérito a 14 personalidades que, nas mais diversas áreas de atividade, contribuíram para o desenvolvimento da comunidade. A mais importante, Medalha de Honra da Cidade de Barcelos (grau de ouro), foi atribuída a Rosa Ramalho, a título póstumo.
Corpo do artigo
Na cerimónia de entrega das distinções, que decorreu esta quinta-feira, o presidente da autarquia lembrou que Barcelos é "o resultado de gerações de pessoas, mais ou menos anónimas, que, no seu conjunto, construíram e vão continuar a construir o tecido social, económico e cultural" do concelho. "São exemplos vivos de que a garra, a determinação, a perseverança, o arrojo, a criatividade e o trabalho, são a garantia e a receita para o desenvolvimento cultural, social e económico da vida da nossa comunidade!", afirmou Mário Constantino.
Com a Medalha de Mérito (grau prata), foram distinguidos o Padre Abel Varzim, José Gomes (conhecido por Sr. José da Colonial), José Simões de Sousa (conhecido por Sr. José da Bagoeira) - a título póstumo -, Adalberto Oliveira, Ana Sousa, António Tomé, Francisco Dias da Silva, João Pimenta, José Ferreira, Conceição Dias e Renata Gomes. Receberam a Medalha de Bons Serviços (grau prata) Ivo Boaventura e José Ribeiro (a título póstumo).