Após anos de luta da população, a estrada municipal 505, que liga as freguesias de Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas, em Barcelos, vai ser requalificada. A empreitada vai ter um custo de 2 milhões e 330 mil euros e o projeto contempla a beneficiação de um troço de 5,826 quilómetros.
Corpo do artigo
O auto de consignação da obra foi assinado esta terça-feira, pelo que os trabalhos podem arrancar de imediato, uma vez que já tem o visto do Tribunal de Contas.
O presidente da Câmara mostrou-se "feliz" por ver concretizada uma obra que "vai acabar com o martírio de todos os que utilizam esta estrada".
O pavimento, atualmente em calçada de granito e bastante sinuoso, será substituído por uma solução betuminosa. A par da pavimentação, serão também feitos trabalhos relativos à drenagem de águas pluviais e construída uma conduta de distribuição de gás natural, incluindo travessias e ramais, em Barcelinhos, com a extensão de cerca de 700 metros.
Recorde-se que há mais de duas décadas que as populações destas freguesias reivindicam estas obras. Desde bloqueios da estrada, a ameaças de boicotes às eleições e protestos de rua, a luta pelo melhoramento do acesso às suas habitações pode finalmente acabar.