A maioria dos membros da Comissão Política Distrital de Braga do PS chumbou, esta noite de terça-feira, a lista proposta pelo presidente da Federação, Victor Hugo Salgado, para candidatos às eleições legislativas de maio, com 39 votos contra e 31 a favor.
Corpo do artigo
Fonte partidária disse ao JN que o líder federativo disse, na reunião, que a lista seria encabeçada por dois militantes indicados pelos órgãos nacionais, no caso Isabel Carvalhais Estrada, antiga eurodeputada e professora da UMinho, e Hernâni Loureiro, militante de Barcelos que foi adjunto de Pedro Nuno Santos, quando este foi ministro das Infraestruturas e da Habitação.
O restante elenco que foi a votos incluía os nomes de Pedro Sousa, de Braga, Irene Costa, de Vizela, Paulo Lopes Silva, de Guimarães, Jorge Costa, de Famalicão, Vânia Cruz, indicado pelas Mulheres Socialistas, Gilberto Anjos, da Póvoa de Lanhoso, Isabel Costa, de Barcelos, Pompeu Martins, de Fafe, Teresa Elsa Costa, de Amares e Nuno Barreto, de Cabeceiras de Basto. O lugar número 13 seria destinado a Joana Madaíl, seguindo-se Samuel Estrada, Anabela Alves, José Arnaldo Vareiro, Diana Silva, Óscar Miranda e Cristina Leite.
O processo de escolha da lista será, agora, e nos termos estatutários, avocada pela direção nacional do partido.
Nas eleições legislativas de 2018, o PS elegeu seis deputados, com José Luís Carneiro, ficando atrás da Aliança Democrática, que elegeu oito, tendo o Chega eleito quatro e a Iniciativa Liberal, um.
