Distrital do PSD de Viana pede demissão de vereador candidato do Chega
O atual vereador do PSD na Câmara de Viana do Castelo Eduardo Teixeira, de 52 anos, foi confirmado, esta quinta-feira, como cabeça de lista do Chega pelo círculo eleitoral de Viana. Distrital laranja pede a demissão do ex-deputado.
Corpo do artigo
Fonte oficial do partido adiantou ao Jornal de Notícias que o candidato "foi anunciado hoje”.
A comissão política concelhia do PSD de Viana do Castelo, liderada por Orlando Antunes, reagiu, tendo feita pública, entretanto, a retirada da confiança política ao vereador e militante Eduardo Teixeira, por “desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido”.
O líder distrital social-democrata, Olegário Gonçalves, entende que Eduardo Teixeira deve desvincular-se do PSD e demitir-se do cargo de vereador. “Entendo que, sendo candidato pelo Chega, Eduardo Teixeira, como uma pessoa de bem, ele próprio deve pedir a desfiliação do partido e não estar à espera que lhe retirem a confiança política e demitir-se do cargo de vereador da Câmara de Viana do Castelo. Era o que ele faria melhor”, declarou Olegário Gonçalves ao JN, comentando: “Politicamente, considero que as pessoas quando estão num partido devem estar com o partido, e se não se sentem bem devem sair que é para as pessoas verem o que é que elas procuram, que é viver à custa do partido”.
Economista de profissão, Eduardo Teixeira foi deputado do PSD (2013 - 2017), e ocupou vários cargos de liderança concelhia e distrital, e em órgãos nacionais do PSD, nas últimas duas décadas.
Foi candidato à Câmara de Viana do Castelo, duas vezes, perdendo sempre para o Partido Socialista.
Atualmente, é um dos dois vereadores social-democratas naquela autarquia. Cargo que ocupou também no mandato 2013 - 2017.
Do seu percurso constam cargos de Conselheiro Nacional do PSD, de deputado municipal em Viana do Castelo (2001/2009), de presidente da Distrital do PSD Alto Minho (2008 - 2014) e de membro da Comissão Politica Nacional do PSD (2007/2008). Também liderou a Assembleia Distrital do PSD Alto Minho (2014 - 2016) e integrou a Comissão Politica Nacional dos Autarcas Social Democratas (2002 - 2017).