
Douro galgou as margens em Entre-os-Rios
Foto: DR
A subida do rio Douro durante a noite acarretou preocupações para as zonas ribeirinhas de Sebolido e Rio Mau, no concelho de Penafiel. Os bombeiros de Entre-os-Rios, que distam entre cinco a oito quilómetros destas duas localidades, acompanham a situação e estiveram no terreno ao início da madrugada desta sexta-feira.
Em Rio Mau, Penafiel, uma habitação esteve ameaçada pelas águas durante a noite e os moradores só conseguiam sair pelo terreno dos vizinhos. "Essa é a casa que nos preocupa mais, mas temos mais duas ou três na zona do Remoinho que nos preocupam", disse o presidente da Junta de Freguesia, Rui Pedro Ferreira. "Estive em contacto com os residentes, que estão bem e tranquilos", acrescentou.
A rua está cortada ao trânsito desde o centro da aldeia. Os acessos ao Parque de Lazer, nas margens do rio Mau, afluente do Douro, estão também cortados. "Está alagado e teve de ser fechado", disse Rui Pedro Ferreira. O cais de embarcação também está coberto de água.
"O rio está mais baixo esta manhã, mas o caudal ainda está muito forte. O receio, agora, é quando a maré subir", disse o autarca, garantindo que a Junta está atenta, tendo destacado um funcionário para acompanhar a situação e manter a ligação com os bombeiros. "Isto agora é minuto a minuto", acrescentou.
Em Entre-os-Rios, o rio Douro galgou as margens e alagou o bar da Marina. Outros estabelecimentos na zona mais baixa daquela localidade estão encerrados, por precaução, segundo o comandante dos bombeiros locais, Filipe Almeida, que ainda esta manhã tinha prevista uma reunião com a Proteção Civil para avaliar a situação.
Na outra margem, no concelho de Castelo de Paiva, o rio Douro também galgou as margens, cobrindo uma estrada junto às margens, numa zona sem habitações.

