Curso avançado em Governação Digital resultará de uma parceria com a Universidade do Minho.
Corpo do artigo
O reitor da Universidade das Nações Unidas (UNU), Tshilidzi Marwala, de visita às instalações da UNU-eGOV, no campus de Couros, em Guimarães, anunciou, na segunda-feira, a vontade de criar um curso superior relacionado com a governação digital.
A intenção surge numa altura em que se sabe que a unidade operacional em Governação Eletrónica da UNU está em negociações com o Governo para que este polo seja reconhecido como um instituto agregado à Universidade do Minho.
Tshilidzi Marwala, eleito reitor da UNU em março de 2023, visitou, pela primeira, vez a UNU-EGOV e manifestou o desejo de estreitar laços entre a instituição que representa e as universidades portuguesas, nomeadamente a UMinho. "Um dos meus sonhos é ter um programa de doutoramento conjunto com uma das universidades em Portugal”, afirmou.
De acordo com Delfina Soares, diretora da instituição, os responsáveis pretendem propor ao reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, “um programa de doutoramento conjunto, na área da governação digital”.
O reitor da UNU e subsecretário-geral das Nações Unidas vai reunir-se com ministros e deputados, durante a sua estadia em Portugal . "O Governo é uma parte muito interessada. Quando lidamos com questões de transformação digital de forma generalizada, com base nos valores dos direitos humanos, o Governo deve estar na conversa”, sublinhou.
“No próximo ano, teremos o Pacto Digital Global para tratar de questões relacionadas com as relações entre a governação e as tecnologias digitais, incluindo a inteligência artificial. O próprio secretário-geral, António Guterres, está a estabelecer um Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Inteligência Artificial, sendo a UNU-EGOV muito importante nessa conversa”, adiantou.
Relacionamento com os PALOP
A UNU-EGOV trabalha com muitos países, sobretudo em África - São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde e, brevemente, Moçambique - , onde ajuda a implementar “projetos de alto nível na definição daquilo que são as suas estratégias de governação digital”, apontou. A UNU-eGOV está instalada no campus de Couros, em Guimarães, desde 2014, é um laboratório de ideias e um centro de ensino pós-graduado, orientado para a implementação de políticas relacionadas com a governação eletrónica, atualmente não confere graus académicos.