Uma tenda, com 2500 metros quadrados preparada para servir “duas a três mil refeições”, está a ser instalada na zona do santuário do Senhor do Bonfim, em Monção, para ser palco, este fim de semana, de uma festa dedicada ao cozido à portuguesa, envolvendo a população de duas aldeias.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado pela organização, o evento conta com a participação das comunidades das freguesias de Anhões e Luzio, para "celebrar o campo com uma verdadeira festa à moda antiga".
Trata-se da segunda edição d'"O Campo em Festa", que teve a sua estreia em 2020 e decorrerá este sábado e domingo, “dedicado a um prato tradicional muito apreciado pelos portugueses”. “O evento é fruto do trabalho e dedicação da comunidade local. Setenta dos cerca de 200 habitantes que vivem nas duas aldeias vizinhas estão a participar ativamente nos preparativos, que arrancaram há mais de oito meses", indica a organização, referindo que, em abril do ano passado, foram semeadas as batatas e as couves-galegas e que, em julho, a população uniu esforços para criar 15 porcos e 250 galinhas, em regime semiaberto e alimentados com produtos da terra.
“Os porcos e as galinhas foram criados como antigamente e as vacas de raça Barrosã, compradas a explorações locais, cresceram em liberdade na Serra da Anta. O ar puro da serra defumou os enchidos para o cozido, que, durante cinco dias, foram feitos pelas mãos de 30 habitantes locais”, indica Amâncio Alves, presidente da União de Freguesias de Anhões e Luzio, defendendo que o cozido confecionado localmente “tem um sabor genuíno porque é feito como os nossos pais e avós ensinaram, fruto da lavoura e da criação de animais”.
O cozido à portuguesa "vai ser servido em travessas de barro, no interior de uma tenda aquecida, com 2500 metros quadrados, que está a ser instalada perto do santuário do Senhor do Bonfim”, anunciou. “Durante os dois dias, esperamos servir entre duas a três mil refeições, sendo que este número pode variar consoante os ingredientes que temos disponíveis, por isso é que pedimos que efetuem as reservas antecipadamente”, observa ainda.
Além de espaço para refeições com cerca “de 1300 lugares sentados”, o recinto terá ainda uma zona com 18 expositores de produtos locais e regionais e animação musical. O programa inclui música portuguesa, com cantares ao desafio, rusgas, gaitas, grupos de bombos e charangas de Monção e da vizinha Espanha.