Nasceram no Zoo de Lourosa, em Santa Maria da Feira, duas crias de Maina-de-bali, uma espécie de ave em risco "muito elevado" de extinção. "Para já, as mais recentes crias do único Parque Ornitológico do país podem ser observadas junto dos progenitores", informa o Zoo, em comunicado.
Corpo do artigo
"Mais tarde serão enviados para outros zoos, de acordo com a recomendação do coordenador do EEP (Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Extinção), para formarem novos casais e assim contribuírem para a conservação desta espécie que é uma embaixadora de todas as aves canoras vítimas do tráfico ilegal", acrescenta o mesmo texto.
A espécie Maina-de-bali está classificada como “criticamente em perigo” na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), pelo que o nascimento das duas crias representa "uma resposta 'muito positiva' aos esforços de conservação realizados pelas associações de zoológicos modernos a nível mundial".
"O nascimento destas duas crias representa um marco importante para o Zoo de Lourosa e para o esforço global de conservação de espécies em vias de extinção. Integrado num programa coordenado internacionalmente, o zoo colabora com várias instituições na Europa e no mundo para assegurar a sobrevivência do Maina-de-bali (Leucopsar rothschildi), promovendo práticas de reprodução controlada em cativeiro e garantindo condições de vida que procuram recriar o habitat natural da espécie", explica-se no comunicado.
"A manutenção destas aves saudáveis e a sua reprodução só é possível graças ao rigor e dedicação no cuidado diário destas aves. Além de o Zoo de Lourosa proporcionar uma dieta e condições de nidificação adequadas ao casal, após o nascimento das crias, os cuidados são redobrados", acrescenta o documento.