Rui Moreira garantiu esta quinta-feira que preferia que Ricardo Valente ficasse na Câmara do Porto mas, em "fim de ciclo", compreende que "as pessoas comecem a olhar pela sua vida" e o vereador tinha "convites que lhe interessavam". Confirmando que deverá sair "no início de janeiro", diz que lhe pediu "para aguentar".
Corpo do artigo
O vereador das Finanças e Atividades Económicas da Câmara do Porto confirmou, esta quinta-feira, a renúncia ao cargo, por considerar que se fecha um ciclo, mas que se manterá em funções até janeiro, a pedido do presidente da autarquia, Rui Moreira. Conforme o JN noticiou em primeira mão, Ricardo Valente deixa as funções executivas por vontade própria.
"É evidente que eu preferia que ele ficasse", respondeu Rui Moreira aos jornalistas, à margem da inauguração do Parque Urbano Dr. Mário Soares, na Lapa, que contou com Marcelo Rebelo de Sousa e a família do ex-presidente da República.
"Compreendo, naturalmente, que as pessoas cheguem a uma determinada fase da sua vida, não querendo desempenhar estas tarefas, e que saiam. Se me perguntar se eu preferia que ele ficasse, preferia. Se me perguntar se eu fico agradecido, estou muito agradecido. Acho que a cidade tem uma dívida de gratidão para com ele, foi um excelente vereador, mas é vida. Eu também daqui a alguns meses vou sair", respondeu o presidente da Câmara.
Portanto, "nós todos estamos num fim de ciclo, e havendo um fim de ciclo, parece-me perfeitamente normal que as pessoas comecem a olhar pela sua vida, porque (...) isto não é um emprego, é um tempo que nós ocupamos e dedicamos à causa pública", prosseguiu o autarca independente.
"Tinha convites que lhe interessavam"
"O senhor vereador Ricardo Valente procurou-me anteontem, dia 3 à tarde, para uma conversa (...), dizendo-me que tinha vontade de abandonar o Executivo. Considerava que grande parte da tarefa que estava na mão dele estava realizada, na medida em que tinha concretizado a questão do alojamento local (...), que o orçamento tinha sido concluído, era o maior orçamento sempre", relatou Rui Moreira. E acrescentou que, "estando nós em fim de mandato e tendo ele convites que lhe interessavam sob o ponto de vista pessoal", o vereador quis saber se o "dispensava de completar o mandato".
Moreira fez questão de recordar que o autarca agora de saída tinha sido eleito por outra lista. "Relembro que o vereador Ricardo Valente foi eleito nas listas do doutor Luís Filipe Menezes. Eu, ao fim de alguns anos, poucos anos, reconheci que ele tinha uma enorme capacidade. Ele teve um papel fundamental", destacou.
"Vai entrar uma nova vereadora"
Quanto à substituição de Ricardo Valente, Moreira explicou que "o senhor vereador sairá, em princípio, no início de janeiro, como aliás foi dito".
"Pedi para ele aguentar, porque agora com as festas há um conjunto de coisas, um conjunto de formalidades que temos que fazer", contou aos jornalistas. E adiantou que "vai entrar uma nova vereadora na lista, em princípio".
"Portanto, vamos reorganizar as competências, como já fizemos, não é a primeira vez (...). Dentro daquilo que é a panóplia de vereadoras e vereadores que tenho com competências, irei fazer uma redistribuição", mas "ainda não tive tempo", afirmou o autarca do Porto.