A Universidade do Porto vai liderar um projeto para fomentar a prescrição cultural e que inclui a formação de estudantes e profissionais, sobretudo ligados à saúde e às artes.
Corpo do artigo
A instituição organiza o primeiro Encontro Nacional de Prescrição Cultural, que decorre nesta sexta-feira e junta profissionais das áreas da saúde e da mediação cultural. O objetivo é fazer uma "sistematização do trabalho precoce que tem vindo a ser feito", explica Fátima Vieira, vice-reitora da UP.
O ponto de ordem será uma "reflexão conjunta sobre arte e saúde". A prescrição cultural é, exatamente, a confluência entre estas duas áreas, consistindo na prescrição clínica, complementar à medicina tradicional, de atividades culturais, como por exemplo visitas a museus.
Fátima Vieira explica que a prescrição cultural integra um pilar da saúde que tem ganho cada vez mais importância. "A par da saúde física e mental, destaca-se agora a saúde existencial", refere. A vice-reitora assinala que a realização pessoal, o cumprimento de valores, entre outros, são vistos como fundamentais para uma saúde completa.
O primeiro dia do encontro será marcado pela apresentação dos resultados de um projeto-piloto de prescrição cultural implementado no Alentejo Central. Esta partilha de resultados "será fundamental para em breve arrancar com uma ação sustentada".
A ação é, aliás, um dos pilares, além de formação e investigação, do consórcio criado a partir do encontro nacional. O pilar formativo será constituído pela criação, por parte da UP, de uma unidade curricular de Competências Transversais e Transferíveis de Prescrição Cultural: "Esta intervenção precoce em profissionais ainda em formação permitirá que a prescrição cultural cresça nos próximos anos". No imediato, a formação abrangerá a partilha de conhecimento com 100 médicos e psicólogos do Serviço Nacional de Saúde e 100 mediadores culturais.
Fátima Vieira adianta ainda que o projeto foi já apresentado à diretora geral da Saúde, Rita Sá Machado, que mostrou interesse em seguir a área e a sua implementação nos serviços de saúde. v
Dois locais
O Encontro Nacional de Prescrição Cultural - Arte, Bem-Estar e Inclusão vai decorrer na Reitoria da Universidade do Porto e no Museu Nacional Soares dos Reis
Rir para curar
O programa de dois dias termina com uma sessão de Ioga do Riso, uma relação entre exercícios de respiração profunda e exercícios de riso, a partir dos quais se trabalha a interação entre pessoas.