O elevador da Nazaré, que liga a cidade ao sítio da Nazaré há quase 140 anos, é operado pela Câmara Municipal. Os serviços municipalizados garantem a manutenção corrente do equipamento, é ainda sujeito a certificação e inspeções externas anuais.
Corpo do artigo
"O elevador da Nazaré é inspecionado diariamente, antes do arranque do serviço, às 7 horas da manhã, sendo vistoriado o cabo e a estrutura", disse o vereador com o pelouro dos Serviços Municipalizados, Orlando Jorge Rodrigues. Os veículos "são monitorizados regularmente e é feita uma manutenção mais profunda todos os anos, perto do final do ano", acrescentou.
A Câmara recorre ao mercado e contrata empresas especializadas para fazer manutenções mais específicas. Antes do verão, uma empresa de certificação "fez testes de travagem e ao cabo, entre outros, e estava tudo em conformidade", disse Orlando Jorge Rodrigues, adiantando que o cabo de segurança vai ser trocado ainda este ano. "Já estava programado, temos o cabo, vai ser trocado provavelmente em novembro. Apresenta algum desgaste, mas está em conformidade", garante o vereador.