Elevador do Bom Jesus funciona há 143 anos sem acidentes e registou aumento de afluência hoje
O Elevador do Bom Jesus, o mais antigo do mundo a funcionar com um sistema de contrapeso a água, teve acompanhamento do mesmo engenheiro que projetou o Elevador da Glória. Um dia depois do acidente em Lisboa, que fez pelo menos 16 mortos, a afluência em Braga aumentou.
Corpo do artigo
"Hoje temos mais gente a usar o elevador, porque a estrada está fechada para obras e este é o meio mais rápido para chegar ao cimo", revelou Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus, entidade gestora do equipamento, com manutenção é feita semanalmente por trabalhadores da Confraria. "Além disso, o guarda-freio, antes de entrar, verifica os travões, o cabo, e água", que serve de contrapeso. "É um procedimento de rotina", acrescentou.
Esta quinta-feira de manhã, o Conselho de Segurança da Confraria do Bom Jesus reuniu, mas não achou necessidade de fazer qualquer verificação extraordinária. "Os procedimentos que adotamos são os que entendemos adequados e dentro da legalidade, ultrapassando até aquilo que nos é imposto, para que funcione de forma segura", disse Varico Pereira. "Temos sistemas de segurança redundantes. Por exemplo, se o cabo partir, o travão de emergência bloqueia automaticamente o equipamento. E há ainda a possibilidade do guarda-freio imobilizar o elevador em caso de emergência", disse.