O Elevador do Bom Jesus do Monte, em Braga, primeiro funicular construído na Península Ibérica, foi classificado como monumento de interesse público, nos termos de uma portaria publicada, esta quinta-feira, em Diário da República.
Corpo do artigo
Trata-se de um ascensor de sistema funicular ou de corda, composto por duas cabinas independentes montadas sobre carris, assentes no plano inclinado da colina, e ligadas por cabo de aço, servindo de contrapeso uma à outra através de um depósito de água.
"O Elevador do Bom Jesus do Monte permanece ainda hoje como o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapesos de água, assinala a portaria alusiva, assinala a portaria, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Foi inaugurado em 1882 e construído sob projeto do suíço Nikolaus Riggenbach. A supervisão dos trabalhos foi de Raul Mesnier de Ponsard, um engenheiro português de ascendência francesa posteriormente envolvido na construção dos elevadores do Lavra, da Glória e de Santa Justa, em Lisboa.
Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, o elevador liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário da mesma invocação, vencendo um desnível de mais de
cem metros de altura e seguindo um percurso paralelo ao Escadório do Bom Jesus.