Uma embarcação de recreio com dois tripulantes a bordo estava ontem dada como desaparecida no mar dos Açores, entre as ilhas do Pico e S. Jorge.
Corpo do artigo
À hora do fecho desta edição, as buscas para a localizar tinham sido ainda infrutíferas, não tendo sido encontrados quaisquer vestígios da embarcação ou dos dois homens, disse, ao JN, o comandante do Centro Operacional de Busca e Salvamento dos Açores.
A embarcação de recreio, com cinco metros de comprimento, desapareceu durante a viagem de cerca de 10,5 milhas entre S. Roque do Pico e a localidade das Velas, na vizinha ilha de S. Jorge. O barco, denominado "Neptuno", transportava dois homens e deveria ter chegado ao destino ao princípio da tarde de sábado, o que não aconteceu.
As buscas foram iniciadas cerca da uma hora da madrugada de ontem, depois das autoridades terem sido alertadas por familiares dos ocupantes da embarcação. Foram de imediato desencadeadas em terra e no mar, envolvendo embarcações da Capitania do Porto da Horta, da Polícia Marítima e Instituto de Socorros a Náufragos. Nas buscar participaram ainda um avião e, mais tarde, um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que procuraram num raio de cerca de 30 quilómetros.
Ao que o JN apurou, ambos os desaparecidos são residentes em São Jorge e o tripulante da embarcação, de 34 anos, teria ido ao Pico buscar o amigo, de 27 anos, para participar numa festa familiar. O mar estava mau e o vento soprava forte. As buscas serão retomadas hoje.