A empresa responsável pela A41, cujo pavimento junto a Alfena, concelho de Valongo, aluiu a meio de fevereiro, vai abrir esta sexta-feira à noite um corredor de passagem exclusivamente a viaturas de emergência, informou em comunicado.
Corpo do artigo
A via, de "acesso controlado", estará disponível a partir de cerca das 22:00 no sentido de Alfena para o Nó da A3.
A Ascendi informa que a decisão de tomar esta medida foi feita "após avaliação rigorosa das condições de segurança e circulação, desenvolvida em articulação com as autoridades competentes".
Recorde-se que o aluimento de piso na A41 ocorreu a 13 de fevereiro, cerca das 17:45, situação que provocou o corte de tráfego nessa estrada, entre o nó de Alfena e o nó da A3, no sentido Alfena-Aeroporto.
A demora na resolução da situação, que tem criado constrangimentos de tráfego, tem vindo a desencadear contestação dos utilizadores, bem como tomadas de posição de autarquias e de partidos políticos.
As câmaras de Valongo e da Maia avançaram mesmo estar a preparar "uma ação judicial para exigir uma indemnização", enquanto reivindicaram que fosse cancelado o pagamento de portagens neste troço de autoestrada.
Também o presidente da câmara de Paços de Ferreira alertou que a interrupção da circulação na A41, entre os nós de Alfena e da A3, está a causar "prejuízos elevados" às empresas exportadoras daquele concelho.
No dia 02 deste mês a concessionária avançou que seriam necessárias 16 semanas para repor as condições normais de circulação, lamentando "profundamente" as "dificuldades" e o "incómodo", mensagem que reiterou no comunicado de hoje.
"A Ascendi lamenta as dificuldades de mobilidade e os incómodos que esta ocorrência vem causando aos utentes da A41 e às populações das zonas envolventes e mais informa que, não obstante as difíceis condições em que os trabalhos necessários têm de ser executados, continua a desenvolver todos os esforços possíveis no sentido de minimizar o período pelo qual as dificuldades se prolongarão", lê-se no comunicado.