A população da freguesia do Vale, em Santa Maria da Feira, está a preparar um protesto, agendado para quinta-feira, contra o encerramento do centro de saúde local. A Câmara Municipal afirma que também está contra o encerramento.
Corpo do artigo
A contestação está a ser coordenada por elementos do Grupo Independente de Valeneses, que esteve também na origem da petição pública pela desagregação desta freguesia da união com Canedo e Vila Maior. Dessa forma, está a ser preparada uma manifestação para quinta-feira, junto às atuais instalações do centro de saúde, em hora ainda a determinar. O JN apurou que, em paralelo, está também a ser preparado um abaixo-assinado de repúdio.
Estas ações resultam de informações que dão conta da retirada dos processos clínicos dos utentes, marcada para a próxima quinta-feira, e envio para o centro de saúde de Canedo, que deverá passar a acolher os utentes.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, contactado pelo JN, diz estar em "contacto com a ULS [Unidade Local de Saúde] de Entre Douro e Vouga", dando nota da "discordância" da autarquia em relação a esta hipótese de encerramento, uma vez que as circunstâncias se alteraram significativamente com a reorganização do mapa administrativo das freguesias". “Demonstrámos também a nossa disponibilidade para realizar qualquer obra que se revele necessária no edifício ou colaborar em qualquer outra situação que contribua para a manutenção deste posto", adiantou, ainda, o autarca.
O JN tentou contactar a Unidade Local de Saúde, mas até agora não conseguiu uma resposta.