Escola do Rock regressa a Paredes de Coura com ensaios abertos ao público e concertos na rua
A vila de Paredes de Coura está, esta semana, a acolher mais uma edição da Escola do Rock, este ano, com ensaios abertos ao público, concertos surpresa na rua e atividades culturais.
Corpo do artigo
A edição de 2025 termina na sexta-feira com um concerto de apresentação dos “temas intemporais do universo rock”, trabalhados durante a residência de verão sob orientação de músicos profissionais. Segundo comunicado divulgado pela câmara de Paredes de Coura, o espetáculo final contará com cerca de 40 elementos, sendo que os “alunos” da escola este ano são oriundos de Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Marvão, Fundão, Porto, Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo e Esposende.
“Durante uma semana, jovens músicos de Paredes de Coura e do resto do país têm a oportunidade de conhecer e ensaiar temas intemporais do universo rock, sob orientação de músicos profissionais, participar em workshops, concertos e outras atividades durante a residência e atuar no concerto final, com cerca de 40 participantes, no culminar de uma semana de trabalho coletivo”, indica o município, lembrando que aquela “residência intensiva de verão”, até 18 de julho, envolve “dias de muito trabalho à volta do rock” e já anima Paredes de Coura há “11 anos”.
“Esta iniciativa do município tem vindo a afirmar-se como uma referência no ensino artístico não-formal”, afirma a autarquia de Paredes de Coura, referindo que a iniciativa “é dirigida a jovens a partir dos 13 anos, com conhecimento musical prévio (ensino formal ou autodidata)”.
As “aulas” decorrem no Centro Cultural de Paredes de Coura, “com extensão de algumas atividades a outros espaços da vila” e, com algumas delas, “abertas ao público em geral, promovendo um contacto entre os alunos em residência e a população de Coura”.
Esta espécie de “campo de férias dedicado à música”, trata-se “do ponto de partida para a temporada de atividades e atuações da Escola do Rock ao longo do ano”. E é ao longo desta semana que "se define a turma e o repertório que vão representar esta escola em tours, eventos culturais e festivais em várias localidades, dentro e fora do país”.
Segundo o comunicado da câmara de Paredes de Coura, o programa de atividades inclui a inauguração da Exposição de Fanzines, no dia 15, organizada pela Associação Cultural Rock’n’Cave, no espaço da ELEVADORA - Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, e um concerto da banda Mish Mish a realizar em parceria com o Xapas Sessions, no dia 17.
No dia 18, sexta-feira, pelas 21.30 horas, decorrerá a apresentação final “em local surpresa (a divulgar durante a realização da Escola do Rock). E ao longo da semana “haverá ainda espaço para concertos surpresa pelas ruas de Paredes de Coura, idas ao teatro a reboque das Comédias do Minho, caminhadas, e workshops de artes diversas. Todos os ensaios são abertos ao público”.