Uma turma da Escola do Rock de Paredes de Coura, composta por jovens de todo o país, vai fazer uma mini-tour pela Galiza nos próximos dias.
Corpo do artigo
Os "alunos" da última residência artística realizada em julho naquela vila altominhota, vão tocar em palcos de três concelhos galegos: Vigo, O Grove e Nigrán". A Escola do Rock leva, todos os anos, jovens a partir dos 13 anos, durante uma semana, a conhecer e ensaiar temas do universo do rock, sob orientação de músicos profissionais. A iniciativa envolve sempre um espetáculo de apresentação final e também atuações ao longo do ano.
"A Escola do Rock vai para a estrada já este fim de semana, 5, 6 e 7 de setembro, com uma tour pela Galiza, envolvendo concertos em Vigo, O Grove e Nigrán, com uma big band com baterias, guitarras, baixos e outros instrumentos habitualmente associados ao rock, mas também integrando cordas e sopros, como violino, harpa e clarinete", informou esta quarta-feira, a câmara de paredes de Coura, indicando que os jovens vão atuar sexta-feira no Auditório Municipal de Vigo, sábado na Arrocería A Lanzada, em O Grove, e no domingo no Colexio de Panxòn, em Nigrán.
De acordo com comunicado da autarquia, será apresentado "o repertório desenvolvido durante a residência artística de julho, que inclui temas de bandas como Nirvana, Motörhead, Dead Can Dance, Cheap Perfume, entre outras, a par de composições originais criadas por alguns dos alunos". A turma da edição 2025 envolveu "cerca de 50 jovens de todo o país". Este projeto educativo do município de Paredes de Coura, já se realiza desde 2014, numa coprodução da Associação Cultural Rock"n"Cave e direção artística do Space Ensemble. As sucessivas turmas já tiveram oportunidade de actuar em festivais como o de Paredes de Coura, Primavera Sound Porto, Serralves em Festa, GNRation, Surfing The Lerez, Fundação Barrié.