Várias escolas nos concelhos de Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, estão hoje encerradas devido à neve que caiu durante a noite e que impossibilita os autocarros de transportar os alunos, anunciou a autarquia.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra, Fernando Lopes, disse à Agência Lusa que em conversa com o responsável pelo agrupamento de escolas do concelho foi decidido fechar os estabelecimentos de ensino.
"Não vai poder haver aulas por impossibilidade de fazer os transportes escolares", justificou o autarca, adiantando que nestas circunstâncias estão as escolas dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Bissaya Barreto e a escola do 1.º ciclo do Bolo.
"É provável que no jardim-de-infância e na escola do 1.º ciclo da sede do concelho o mesmo se vá passar", declarou Fernando Lopes, que acrescentou: "Nevou muito, está tudo muito bonito, ainda que cause este problema".
O autarca garantiu que se a situação se mantiver, terça-feira também não haverá aulas.
Fernando Lopes alertou ainda que várias estradas nacionais que atravessam o concelho têm o trânsito condicionado, sobretudo a que dá acesso ao concelho de Pedrógão Grande, enquanto outras, como a estrada para a Lousã, está encerrada.
"Há ainda várias estradas municipais encerradas e nas que estão abertas ao tráfego aconselham-se cuidados muito especiais aos automobilistas", afirmou o presidente da Câmara de Castanheira de Pêra.
Em Pedrógão Grande, várias escolas estão também encerradas, disse o presidente da autarquia, João Marques, justificando que o concelho "está debaixo de um manto de neve e os autocarros não conseguem assegurar o transporte dos alunos".
As escolas dos 2.º e 3.º ciclos, profissional e do 1.º ciclo e ainda o jardim-de-infância, todos na sede do concelho, vão estar fechadas, especificou o autarca.
"Há professores que são de fora e que também não vão conseguir chegar por causa da neve", observou o autarca.
João Marques referiu que várias máquinas da autarquia estão a tentar desobstruir estradas que estão cobertas de neve, advertindo que no concelho várias vias estão cortadas, sobretudo no norte, e quase todas estão condicionadas.
"Há muitos anos que não via tanta neve", comentou o autarca.