No primeiro dia útil após a tragédia, o Funchal não vai voltar hoje à normalidade. Devido aos muitos problemas que ainda existem ao nível das acessibilidades e à necessidade de limpeza de ruas e equipamentos, o Governo Regional decidiu manter as escolas públicas do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava fechadas hoje e amanhã, bem como alguns serviços públicos.
Corpo do artigo
A Universidade da Madeira também só reabrirá quarta-feira, tendo sido criadas linhas telefónicas para informações gerais, que funcionarão durante o horário de expediente. Vários serviços públicos - como a Biblioteca e o Arquivo Regional da Madeira - ficarão encerrados.
No Funchal, a maioria dos funcionários públicos não irá trabalhar hoje: haverá tolerância de ponto. Nalguns serviços, como a Assembleia Legislativa Regional, o número de funcionários será o mínimo para estar a funcionar e, dadas as dificuldades de transportes públicos, haverá carros que vão buscar as pessoas a casa. Na Avenida do Mar - principal artéria por onde os autocarros passam, agora transformada num imenso mar de lama - ontem ainda não circulavam automóveis.
Também ao nível do comércio o Funchal deverá ser hoje uma cidade praticamente fechada. Três dos principais centros comerciais da baixa - Dolce Vita, Marina Shopping e Anadia - vão permanecer encerrados e sem data para reabrir, tal a dimensão dos estragos. Ontem, ainda estava a ser bombeada a água que inundou as três caves do parque de estacionamento do Dolce Vita, bem como o piso 0, onde se situa o supermercado. No Marina Shopping e no Anadia, as duas caves de estacionamento também foram inundadas. Há geradores e elevadores danificados e os prejuízos são enormes.