As duas novas escolas EB 1 de Valongo, onde vão ter aulas 230 crianças, só vão abrir no próximo ano lectivo, devido a um atraso nas obras.
Corpo do artigo
Com o acordo das associações de pais, a Câmara decidiu adiar a abertura para o próximo mês de Setembro.
Foi em Dezembro que a Câmara Municipal percebeu que as novas instalações para onde deveriam mudar-se ou iniciar a escola 230 crianças da sede do concelho não ficariam prontas a tempo. Os arranjos exteriores, nomeadamente, não ficariam concluídos a horas para que fosse feita a mudança, no início do segundo período, como estava previsto.
Segundo disse ao JN o vice-presidente da Câmara de Valongo, João Paulo Baltazar, as duas novas escolas - a do Valado e da Estação - estarão prontas no início do terceiro período. Mas entre começar as aulas tão perto do final do ano e começar em pleno em Setembro, "entendeu-se que era preferível fazê-lo no início do ano lectivo", referiu.
As associações de pais foram consultadas, em Dezembro, sendo-lhes oferecida a possibilidade de iniciar as aulas nas novas escolas, em Janeiro, sem os recreios e áreas envolventes prontas. Os encarregados de educação preferiram esperar que tudo ficasse pronto.
Recorde-se que o anúncio da mudança de alguns alunos para as novas escolas, uns segundo o critério da residência, outros seguindo a colocação do professor, causou alguma polémica entre os pais. No início do actual ano lectivo, queixaram-se que as escolas situavam-se em locais ermos (uma junto ao ecocentro e outra junto à estação de Valongo), o que colocava o problema dos transportes e da alimentação, que, para muitas crianças, é assegurada por ATL e infantários que as iam buscar à hora da refeição.
A Autarquia, por seu turno, garantiu transporte aos alunos que vivam a mais de quatro quilómetros das novas escolas. E lembrou que os novos estabelecimentos de ensino terão cantina para os almoços das crianças. Uma das actuais escolas primárias de Valongo (a 1º de Maio, na rua com o mesmo nome) vai mesmo fechar. Para as novas escolas irão ainda alunos das escolas do Calvário e da Ilha.