A cidade de Espinho comemorou o seu 48.º aniversário, esta quarta-feira, com a inauguração da requalificada Escola Básica Espinho 2. Um investimento de 1,4 milhões de euros para permitir um ensino de qualidade.
Corpo do artigo
A requalificação da Escola Básica Espinho 2 passou pela ampliação da cantina, construção de um pavilhão e de uma biblioteca. As salas e espaços interiores foram também isolados, contribuindo para um menor consumo de energia e melhoradas as acessibilidades.
As cerca de 450 crianças passam, ainda, a dispor de espaços cobertos para recreio e lazer.
O presidente da Câmara municipal, Pinto Moreira, destacou o seu "orgulho" por ter promovido ao longo dos mandatos um investimento de 20 milhões no parque escolar concelhio. "Foi uma trave-mestra", disse o autarca.
Pinto Moreira lembrou que todas as freguesias foram dotadas de "Escolas Básicas modernas" e que a conclusão, dentro de meses, da obra na EB Sá Couto, irá contabilizar um investimento global no parque escolar de 23 milhões de euros.
Destacou, ainda, o que designou de "magnífico trabalho" levado a efeito por Vicente Pinto, vice-presidente e responsável pelo pelouro da Educação.
Mais tarde, na sessão solene do aniversário da cidade, o presidente da Câmara afirmou que os espinhenses "voltaram a gostar de si próprios e a cidade recuperou hábitos, dinâmicas e uma vitalidade como há muito não conhecia".
Disse que a cidade está "revigorada, reabilitada e preparada para abraçar um novo tempo".